quarta-feira, 3 de junho de 2009






PROJETO INCLUSÃO DIGITAL





Objetivo Geral:
*Dinamizar a utilização do laboratório de informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte aos projetos pedagógicos de nossa escola no ensino fundamental e médio.*Apresentar a informática como um recurso que pode e deve ser incorporado na prática educativa.*Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Objetivos Específicos:
*Sensibilizar os professores e alunos quanto à importância da informática para o desenvolvimento das diversas habilidades humanas.*Contribuir positivamente e educativamente para uma inclusão digital por parte dos alunos, professores e comunidade.*Sensibilizar os educadores quanto à importância da capacitação dos professores para atuarem com a informática na educação.

JUSTIFICATIVA:
Nos últimos anos a tecnologia vem se expandindo ocupando espaços cada vez maiores no cotidiano das pessoas. A escola, como um organismo vivo não poderia ficar inerte. A utilização da informática educativa em sala de aula vem em resposta a necessidade de mudanças e reestruturações pedagógicas. Essa nova tecnologia educacional entra em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais que indicam como um dos objetivos que os alunos devem ser capazes de "saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos". Sannya Feitosa em seu livro Informática na Educação - Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade, capítulo 4, nos fala que os benefícios que podem vir do uso desta nova ferramenta educacional são muitos, entre eles o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, a cooperação, da concentração e das habilidades de comunicação e de estrutura lógica de pensamento.Pensando neste contexto e no fato de que o Laboratório de Informática Educativa do Colégio Estadual Almirante Tamandaré necessita estar sendo utilizadas por professores e alunos, este projeto procura romper com as dificuldades existentes na utilização deste espaço, para que se torne um ambiente inovador e colaborador do processo ensino-aprendizagem e inclusão digital.

METODOLOGIA:

* Reuniões no Laboratório de Informática
*Diagnóstico da realidade dos professores frente à Informática Educativa
* Os professores deverão preencher um questionário sobre a formação, tempo de utilização, dificuldades na atividade, conhecimentos de informática e o que sentem em relação à informática para que sejam definidas estratégias.
*Elaboração da política de uso do Laboratório direcionada aos alunos.
*Oficina de Internet.
*Incentivo à Inclusão Digital*Auxiliar durante as aulas, aos professores que ainda não dominam o equipamento e seu recursos. Colocar cartazes estimulando o uso do Laboratório pelos alunos em momentos vagos ou fora do horário escolar para que possam explorar os recursos da informática e elaborarem seus trabalhos e pesquisas escolares.


Obs: Este projeto começou a ser implementado na escola este ano, pois além de ser uma necessidade proporciona a utilização desta ferramenta no auxilio da educação.

4 comentários:

Tânia Mara de Oliveira disse...

Olá colega, parabéns pela divulgação do teu trabalho, é importante o incentivo ao uso das tecnologias e o auxilio aos que ainda resistem a era digital.

sala digital Antonio Silveira disse...

Parabéns colega, muito criativo seu blog. adorei

Anônimo disse...

Oi Priscila! Amei o teu blog. Lucia.

Anônimo disse...

Priscila! Desculpa-me. Postei um comentário e saiu como anônimo. Sou a Lucia/Escola Joaquim Nabuco - Tupanciretã.